Ensaio de Leonardo Boloni
Oct 9, 2012Public
Photo: Imagem da dignidade de um povo batalhador - apesar de todas as agruras da vida do povo sertanejo, eles conseguem superar as dificuldades com os valores familiares e sociais repassados pelos mais velhos.
Photo: O fogão a lenha, feito com base em adobe (tijolos crus), marca a forma rústica em que vive a comunidade kalunga.
Photo: Na época das chuvas, o trabalho nas roças e nos terreros é redobrado, pois não podem perder as plantações no meio do mato.
Photo: As crianças no kalunga encontram na liberdade do meio ambiente autonomia para sua alimentação. Desde cedo já se viram com colheita e preparo dos alimentos.
Photo: Olhar distante... memória do passado. Vivendo anos sem a luz, moradores observam a instalação de linhas de energia na comunidade Engenho II.
Photo: A utilização das fibras do algodão ainda faz parte do artesanato do povo kalungueiro. Mesmo com a chegada dos tecidos industrializados, muitas mulheres fazem seus próprios tecidos.
Photo: A transmissão de valores e conhecimentos acontecem através da observação e da oralidade. As crianças aprendem cedo o que serve e o que não serve para alimentação e cultivo.
Photo: As roças geralmente se localizam em lugares distantes das casas, devido à pouca faixa de terra cultivável nos vãos das serras.
Photo: Dona Lió, a mãe da região, responsável pelo nascimento e "benzimento" de muitos kalungueiros do Vão dos Bois e Vão de Almas. A sociedade kalunga tem forte elemento matriarcal, onde o conhecimento e a experiência contam como diferencial para viver naquelas áreas.
Photo: Subir a serra é sinônimo de alegria para muitos kalungueiros, mas de tristeza para outros que ficarão longe dos parentes. São nesses momentos que eles deixam a comunidade para passar alguns dias nas cidades, vendendo o excedente da produção de farinha e outros produtos. Aproveitam também para comprar produtos manufaturados nas cidades vizinhas. Apesar de difícil e demorado (pode chegar a 20 quilômetros de distância, considerando a comunidade de origem), o trajeto é feito com muita disposição.
Photo: A farinha ainda é o produto mais comercializado pelos kalungueiros, mas apenas o excedente de produção.
Photo: A Folia de Reis no kalunga é, acima de tudo, devoção e "cumprimento". A passagem da bandeira sobre a cabeça dos foliões é sinal de bênção para a continuidade do "giro da folia".